Artigo muito recente da Ciência Hoje
“Folha” artificial cria energia eléctrica
Invenção de Daniel Nocera começará a ser comercializada na Índia
2011-10-03
Dispositivo poderá começar e ser comercializado em países em vias de desenvolvimento
Passados seis meses de ter sido divulgada a invenção de uma folha artificial que imita a fotossíntese, a revista «Science» publica o estudo do autor desta descoberta, o químico Daniel Nocera, MIT – Massachusetts Institute of Technology.
A “folha” é fabricada com silício e embebida numa solução de cobalto e fosfato. Depositada num cubo de água, reage quimicamente perante a luz solar quebrando as moléculas da água nos seus dois elementos: oxigénio e hidrogénio. Estes elementos são posteriormente transformados em energia eléctrica.
Este inovador dispositivo é fabricado com materiais abundantes e de baixo custo. É totalmente portátil e não precisa de cabos. Além disso, é mais eficaz do que as células de energia solar actuais.
O investigador vai comercializar o invento através da sua própria empresa, a Sun Catalytix, e com o apoio do empresário indiano Ratan Naval Tata, que quer começar por testar o dispositivo no seu país.
A principal vantagem desta “folha” é ser uma fonte de energia renovável de baixo preço, estando assim indicada para países em vias de desenvolvimento. Uma folha de um metro quadrado embebida em água é suficiente para abastecer uma casa de tamanho médio. Também os custos de montagem e operação são mais reduzidos do que os das actuais placas fotovoltaicas.
Artigo: Wireless Solar Water Splitting Using Silicon-Based Semiconductors and Earth-Abundant Catalysts