Alemdasaulas's Blog

Isto é uma espécie de portofolio ;P

As membranas celulares são como mantas de retalhos maio 14, 2012

Cientistas alemães conseguiram obter imagens muito mais nítidas do que anteriormente da estrutura molecular da membrana de células de levedura.

E descobriram que essa membrana está organizada em áreas independentes umas das outras, contendo cada uma apenas um número limitado de tipos de proteínas. Por outras palavras, está literalmente estruturada como uma manta de retalhos.

A membrana celular é composta por moléculas de lípidos e de proteínas e desempenha uma série de funções vitais para a célula – a começar pela simples função de fronteira, de barreira, que separa o interior da célula do mundo exterior. A membrana também recebe e processa os inúmeros sinais químicos vindos do interior e do exterior, que a seguir irão desencadear as diversas respostas da célula essenciais ao seu desenvolvimento – como por exemplo, a sua divisão – e devido funcionamento.

Até aqui, pensava-se que os lípidos e as proteínas das membranas celulares se encontravam em fluxo constante e não formavam estruturas fixas. Mas, mais recentemente, percebeu-se que algumas proteínas das membranas estavam organizadas em domínios delimitados.

Mas agora, Roland Wedlich-Söldner e colegas do Instituto Max Planck, na Alemanha, cujos resultados foram publicados na revista Nature Cell Biology, descobriram que essa organização por áreas parece ser a regra e não a excepção. Visualizaram as proteínas da membrana celular da levedura utilizando marcadores fluorescentes e, conforme explicam em comunicado, mostraram experimentalmente que a distribuição dos diversos tipos de proteínas pelas diversas áreas da membrana é tão precisa que, se uma proteína for deslocada para a área errada, pode mesmo deixar de funcionar.
Estes cientistas também mostraram que os lípidos são indispensáveis para que cada tipo de proteína consiga “encontrar” e ancorar-se na sua área correcta de localização à superfície da célula. Mais precisamente, o estudo revelou que diferentes tipos de lípidos se acumulam preferencialmente à volta de determinados tipos de proteínas – e que isso atrai para a área em questão outras proteínas do mesmo tipo. Isto poderá fornecer um primeiro elemento de explicação, diz ainda o comunicado, de algo que até agora permanecia um mistério: como é que que as membranas celulares se conseguem auto-organizar.

Clica AQUI

ou em:

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/as-membranas-celulares-sao-como-mantos-de-retalhos-1544761

para leres o artigo na fonte.

 

2 Responses to “As membranas celulares são como mantas de retalhos”

  1. Leonardo Moço Says:

    “diferentes tipos de lípidos se acumulam preferencialmente à volta de determinados tipos de proteínas”… Os lípidos da membrana não são todos glicerofosfolípidos iguais?

    • alemdasaulas Says:

      Nop! Aprendeste a estrutura típica dos glicerofosfolípidos mas há diferentes radicais, podem ser diversos os ácidos gordos que entram na sua composição e depois há os glicolípidos (recordas-te?).

      Na realidade, aprenderás mais tarde que o facto das membranas celulares são tão diversas que explicam a origem dos processos de rejeição de órgãos. E mais! explicam porque razão alguns casais são inférteis- há mulheres que eliminam eficazmente os “desgraçados” dos espermatozóides que não conseguem eficazmente passar despercebidos como células estranhas…. ( Não é uma das causas mais comum mas é uma das…)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s