Alemdasaulas's Blog

Isto é uma espécie de portofolio ;P

Por curiosidade… abril 11, 2013

Filed under: 11.º Ano de Geologia,G_ROCHAS — alemdasaulas @ 12:36
Tags: ,

Oólitos, pisólitos e oncólitos.- As oólitos são partículas carbonatadas quase esféricas que apresentam uma estrutura concêntrica interna e têm diâmetros que variam entre 0.25 a 2.00 milímetros. Estas estruturas originam-se pela acção das ondas e de correntes contínuas, em locais onde se verifica a rápida deposição de calcite, a partir de um núcleo que pode ser um fragmento fóssil, um pélete oo um grão detrítico. Um oólito pode formar-se em diferentes ciclos de abrasão alternando com crescimento no mesmo lugar do depósito. O crescimento ocorre, provavelmente, por precipitação a partir de soluções, como no caso das estalactites (Figs. 18, 19, e 20). Nas Bahamas, as oólitos desenvolvem-se em canais de maré e de correntes ou em dunas submarinas próximo da costa onde se regista uma alta energia.

ooides

Os Pisólitos têm estruturas internas semelhantes à dos oólitos; no entanto, têm forma mais irregular e diâmetros superiores a 2 milímetros. Ainda que a diferença entre os pisólitos e os oólitos seja o tamanho e a forma irregular, a origem dos primeiros é controversa. Dunham (1969) considera que os pisólitos são parte da camada de caliça da zona vadosa dos solos; enquanto que Prae e Esteban (1977) sugerem que estes se formam também por precipitação inorgânica de salmouras. Contudo, estes constituintes não são observados nos ambientes carbonatados recentes.
Os oncólitos são essencialmente idênticos aos pisólitos em amostra de mão. Contudo, em lâmina delgada os oncólitos apresentam uma estrutura filamentosa característica de incrustações algáceas, pelo que se considera que estes têm uma origem orgânica desenvolvida num ambiente marinho de salinidade normal. Estes constituintes são muito comuns em ambientes carbonatados recentes.

oolitos 2

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s