Calendário – Sugiro que o imprimam a preto e branco e depois ampliem para A3. (Também poderão fazer os vossos calendários mensais no Excel)
********************************************************************************
Superarmo-nos deve ser um desafio diário que não dispensa uma autoavaliação descomplexada. Indispensável é a colaboração dos outros nesse processo.
Não esqueças de colocar “na mochila” optimismo, humildade e sentido de humor porque tornam as coisas bem mais fáceis.;)
Cá ficam mais alguns “segredos” para melhorares os teus resultados escolares na disciplina:
LOCAL DE ESTUDO
CRIA UM LOCAL DE ESTUDO EM CASA- sem focos de distracção, iluminado, confortável, silencioso e com os materiais necessários e suficientes à realização dos trabalhos e de casa/estudo.
- ( )- AFIXA EM LOCAL VISÍVEL o calendário anual, o teu horário de estudo e demais informação útil.
- ( )- ORGANIZA um arquivo físico para guardares documentação entregue ou compilada por ti sobre as matérias leccionadas (Testes, fichas de trabalho, exames, artigos,…)
Materiais que deves ter à mão:
- ( )- Manuais
- ( )- Livro do IAVE com questões organizadas por temas
- ( )- Mapas de conceitos dos temas de estudo,
- ( )- Caderno (sugiro que uses um só caderno para os dois anos 10.º e 11.º, dividido em Biologia e Geologia)
- ( )- Testes, fichas,…
- ( )- Lápis, borracha, esferográficas (preto, azul, verde e vermelho), lápis de cor, afiadora, agrafador e furador, micas, post-its, diferentes tipos de folhas (quadriculadas, A3,…)
- ( )- Usa uma pen-drive só para assuntos escolares. Dá-lhe um nome (N.º turma) para o caso de a perderes te possa ser devolvida.
N.B:- Tem em conta a organização do caderno que a tua professora recomenda.
AO LONGO DO ANO:
- DEDICA, NO MÍNIMO 1,5 HORAS SEMANAIS PARA O ESTUDO AUTÓNOMO À DISCIPLINA.
- Organiza o teu estudo também a longo prazo- distribui ao longo do ano as Unidades do Programa de forma a preparares-te para o Exame- reserva as últimas 3 semanas para compensares atrasos, dúvidas e/ou imprevistos.
Quando estiveres a estudar desliga as redes sociais e caso tenhas animais de estimação não deixes que o mesmo te distraia. Coloca um aviso na porta para não seres interrompido.
Faz intervalos ao final de meia hora se não estiver a render o estudo. Faz pequenos intervalos de 5 a 10 minutos. Põe um alarme para controlares o tempo de estudo/ distração.
No youtube encontras muitos vídeos que expõem métodos de estudo que te podem ajudar a melhora os teus resultados.
NO DIA EM QUE TENS AULA DA DISCIPLINA:
- ( )-Revê os trabalhos realizados na aula. Repete-os, se necessário.
- ( )-Lê o manual no que respeita à matéria leccionada.
- ( )- Faz os trabalhos de casa.
- ( )- Resolve questões que se relacionam com a matéria leccionada no manual, no livro de fichas, em exames e testes intermédios, em livros de apoio aos exames, em questionários on-line,…
- ( )- REGISTA AS DÚVIDAS QUE TE TENHAM SURGIDO;
- ( )- Organiza o material necessário a levar para a próxima aula.
NA VÉSPERA DO DIA EM QUE TENS AULA:
- ( )- Coloca, na mochila, todo o material necessário.
- ( )- Resolve as tarefas que não conseguiste cumprir no dia em que tiveste a disciplina.
NA AULA:
- ( )- Cumpre as regras acordadas no inicio do ano.
- ( )- OUVE ATENTAMENTE E SEGUE TODAS AS ORIENTAÇÕES DADAS PELA PROFESSORA. RESPEITA O TIMING DE CADA TAREFA.
- ( )- Faz registos fiéis e oportunos.
- ( )- Comunica, no inicio da aula, as dúvidas que tens sobre a matéria já leccionada. (O esclarecimento será feito quando a professora achar ser o momento mais adequado.)
- ( )- Solicita, com oportunidade, esclarecimento sobre o que não tenhas entendido.
- ( )- Solicita à tua professora o seu feed-back sobre o teu desempenho quando tal se mostrar indispensável à reformulação de práticas ou estratégias de estudo/ participação.
- ( )- PARTILHA, COM SENTIDO DE OPORTUNIDADE, O RESULTADO DAS TUAS PESQUISAS E APRENDIZAGENS.
NA ESCOLA:
- ( )- Utiliza a Biblioteca, especialmente nas horas em que lá se encontram professores da área disciplinar.
- ( )- Explora os recursos que existem na Biblioteca: Livro do IAVE, livros de exercícios, os 3 volumes da Life e outros de referência, revistas (Super Interessante, National Geographic,…)- RESPEITA ESCRUPULOSAMENTE AS REGRAS E NORMAS deste espaço de forma particular as que dizem respeito à requisição e uso dos recursos lá existentes.
NA INTERNET:
- ( )- Explora os sites que vêm publicitados no teu manual e os que são divulgados na aula.
- ( )- Consulta e explora o blogue da disciplina:
https://alemdasaulas.wordpress.com/
- ( )- Usa programas como o cmap para fazer resumos.
- ( )- Explora sites com simuladores como o PhET
- ( )- Explora a informação partilhada em CIENTIC:
http://www.cientic.com/portal/
- ( )- Consulta o GAVE (http://www.gave.min-edu.pt/ )e explora o banco de itens (http://bi.gave.min-edu.pt/bi/) e o arquivo de testes intermédios e exames.
- ( )- Amplia os teus conhecimentos fazendo pesquisas sobre os temas leccionados. (Sugiro-te que organizes nos FAVORITOS uma pasta para a disciplina com sub-pastas destinadas às várias unidades ou tarefas).
- ( )- Questões PISA http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/pisa/provas
- ( )- Explora os canais no Youtube:
- ( )- Minuto da Terra
- ( )- TDEx Talk
OUTROS RECURSOS:
Assiste sempre que possas a programas televisivos relacionados com Ciência- Tecnologia-Sáude- Ambiente e aos serviços noticiosos.
*********************************************************************************
COMPROMISSO ___º PERÍODO
Nome: ________________________________________ N.º ___ Turma ___ º ____ |
Comprometo-me a…:
- ( )- …fazer e cumprir o meu horário de estudo;
- ( )- …realizar os trabalhos de casa;
- ( )– …trazer para a aula o material necessário;
- ( )- …ser pontual e assíduo;
- ( )- …cumprir sempre as regras acordadas;
- ( )- … respeitar os timings da aula;
- ( )- … expor as minhas dúvidas e solicitar ajuda quando não conseguir superar as minhas dificuldades;
- ( )- … fazer os registos relativos aos trabalhos desenvolvidos;
- ( )- … participar espontaneamente e com sentido de oportunidade na aula;
- ( )- …enriquecer as discussões da aula com intervenções de qualidade;
- ( )- … participar com empenho e qualidade nos trabalhos individuais e de grupo;
- ( )- … fazer auto e heteroavaliações “honestas” sempre que me forem solicitadas;
- ( )- … frequentar as aulas de apoio que o meu encarregado de educação me autorizar frequentar;
- ( )- …
- ( )- …
- ( )- …
- ( )- …
- ( )- …
- ( )- …
DATA | ASSINATURA | ||
Aluno | |||
Enc. Educação | |||
Professora |
Como melhorar os resultados_2019