Alemdasaulas's Blog

Isto é uma espécie de portofolio ;P

Como melhorar os resultados escolares e calendário 2019-2020 janeiro 7, 2020

Filed under: Ajuda ao estudo — alemdasaulas @ 00:24
Tags: , , ,

Calendário – Sugiro que o imprimam a preto e branco e depois ampliem para A3. (Também poderão fazer os vossos calendários mensais no Excel)

Calendario_2019-20

********************************************************************************

Superarmo-nos deve ser um desafio diário que não dispensa uma autoavaliação descomplexada. Indispensável é a colaboração dos outros nesse processo.

Não esqueças de colocar “na mochila” optimismo, humildade e sentido de humor porque tornam as coisas bem mais fáceis.;)

Cá ficam mais alguns “segredos” para melhorares os teus resultados escolares na disciplina:

LOCAL DE ESTUDO

CRIA UM LOCAL DE ESTUDO EM CASA- sem focos de distracção, iluminado, confortável, silencioso e com os materiais necessários e suficientes à realização dos trabalhos e de casa/estudo.

  • (      )- AFIXA EM LOCAL VISÍVEL o calendário anual, o teu horário de estudo e demais informação útil.
  • (      )- ORGANIZA um arquivo físico para guardares documentação entregue ou compilada por ti sobre as matérias leccionadas (Testes, fichas de trabalho, exames, artigos,…)

Materiais que deves ter à mão:

  • (      )- Manuais
  • (      )- Livro do IAVE com questões organizadas por temas
  • (      )- Mapas de conceitos dos temas de estudo,
  • (      )- Caderno (sugiro que uses um só caderno para os dois anos 10.º e 11.º, dividido em Biologia e Geologia)
  • (      )- Testes, fichas,…
  • (      )- Lápis, borracha, esferográficas (preto, azul, verde e vermelho), lápis de cor, afiadora, agrafador e furador, micas, post-its, diferentes tipos de folhas (quadriculadas, A3,…)
  • (      )- Usa uma pen-drive só para assuntos escolares. Dá-lhe um nome (N.º turma) para o caso de a perderes te possa ser devolvida.

N.B:- Tem em conta a organização do caderno que a tua professora recomenda.

AO LONGO DO ANO:

  • DEDICA, NO MÍNIMO 1,5 HORAS SEMANAIS PARA O ESTUDO AUTÓNOMO À DISCIPLINA.
  • Organiza o teu estudo também a longo prazo- distribui ao longo do ano as Unidades do Programa de forma a preparares-te para o Exame- reserva as últimas 3 semanas para compensares atrasos, dúvidas e/ou imprevistos.

Quando estiveres a estudar desliga as redes sociais e caso tenhas animais de estimação não deixes que o mesmo te distraia. Coloca um aviso na porta para não seres interrompido.

Faz intervalos ao final de meia hora se não estiver a render o estudo. Faz pequenos intervalos de 5 a 10 minutos. Põe um alarme para controlares o tempo de estudo/ distração.

No youtube encontras muitos vídeos que expõem métodos de estudo que te podem ajudar a melhora os teus resultados.

NO DIA EM QUE TENS AULA DA DISCIPLINA:

  • (      )-Revê os trabalhos realizados na aula. Repete-os, se necessário.
  • (      )-Lê o manual no que respeita à matéria leccionada.
  • (      )- Faz os trabalhos de casa.
  • (      )- Resolve questões que se relacionam com a matéria leccionada no manual, no livro de fichas, em exames e testes intermédios, em livros de apoio aos exames, em questionários on-line,…
  • (      )- REGISTA AS DÚVIDAS QUE TE TENHAM SURGIDO;
  • (      )- Organiza o material necessário a levar para a próxima aula.

NA VÉSPERA DO DIA EM QUE TENS AULA:

  • (      )- Coloca, na mochila, todo o material necessário.
  • (      )- Resolve as tarefas que não conseguiste cumprir no dia em que tiveste a disciplina.

NA AULA:

  • (      )- Cumpre as regras acordadas no inicio do ano.
  • (      )- OUVE ATENTAMENTE E SEGUE TODAS AS ORIENTAÇÕES DADAS PELA PROFESSORA. RESPEITA O TIMING DE CADA TAREFA.
  • (      )- Faz registos fiéis e oportunos.
  • (      )- Comunica, no inicio da aula, as dúvidas que tens sobre a matéria já leccionada. (O esclarecimento será feito quando a professora achar ser o momento mais adequado.)
  • (      )- Solicita, com oportunidade, esclarecimento sobre o que não tenhas entendido.
  • (      )- Solicita à tua professora o seu feed-back sobre o teu desempenho quando tal se mostrar indispensável à reformulação de práticas ou estratégias de estudo/ participação.
  • (      )- PARTILHA, COM SENTIDO DE OPORTUNIDADE, O RESULTADO DAS TUAS PESQUISAS E APRENDIZAGENS.

NA ESCOLA:

  • (      )- Utiliza a Biblioteca, especialmente nas horas em que lá se encontram professores da área disciplinar.
  • (      )- Explora os recursos que existem na Biblioteca: Livro do IAVE, livros de exercícios, os 3 volumes da Life e outros de referência, revistas (Super Interessante, National Geographic,…)- RESPEITA ESCRUPULOSAMENTE AS REGRAS E NORMAS deste espaço de forma particular as que dizem respeito à requisição e uso dos recursos lá existentes.

NA INTERNET:

  • (      )- Explora os sites que vêm publicitados no teu manual e os que são divulgados na aula.
  • (      )- Consulta e explora o blogue da disciplina:

https://alemdasaulas.wordpress.com/

  • (      )- Usa programas como o cmap para fazer resumos.

https://cmap.ihmc.us/

  • (      )- Explora sites com simuladores como o PhET

https://phet.colorado.edu/pt/

  • (      )- Explora a informação partilhada em CIENTIC:

http://www.cientic.com/portal/

OUTROS RECURSOS:

Assiste sempre que possas a programas televisivos relacionados com Ciência- Tecnologia-Sáude- Ambiente e aos serviços noticiosos.

*********************************************************************************

COMPROMISSO ___º PERÍODO

Nome: ________________________________________ N.º ___ Turma ___ º ____

Comprometo-me a…:

  • (      )- …fazer e cumprir o meu horário de estudo;
  • (      )- …realizar os trabalhos de casa;
  • (      )– …trazer para a aula o material necessário;
  • (      )- …ser pontual e assíduo;
  • (      )- …cumprir sempre as regras acordadas;
  • (      )- … respeitar os timings da aula;
  • (      )- … expor as minhas dúvidas e solicitar ajuda quando não conseguir superar as minhas dificuldades;
  • (      )- … fazer os registos relativos aos trabalhos desenvolvidos;
  • (      )- … participar espontaneamente e com sentido de oportunidade na aula;
  • (      )- …enriquecer as discussões da aula com intervenções de qualidade;
  • (      )- … participar com empenho e qualidade nos trabalhos individuais e de grupo;
  • (      )- … fazer auto e heteroavaliações “honestas” sempre que me forem solicitadas;
  • (      )- … frequentar as aulas de apoio que o meu encarregado de educação me autorizar frequentar;
  • (      )- …
  • (      )- …
  • (      )- …
  • (      )- …
  • (      )- …
  • (      )- …

 

DATA ASSINATURA  
Aluno
Enc. Educação
Professora

 

Como melhorar os resultados_2019

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s