Aproveitem e explorem esta generosa e excelente partilha de um dos melhores Paleontólogos portugueses! Prof. Carlos Marques da Silva
Convém explorarem também esta publicação: https://wordpress.com/post/alemdasaulas.wordpress.com/6878
DURAÇÃO DO 1.º VÍDEO: 12 minutos
Questões orientadoras:
1.- Justifica a utilização de escalas relacionais em fotografias de geologia.
1.1.- Dá dois exemplos de objetos usados como escalas relacionais em fotos de geologia.
2.- Usando o conteúdo informativo do vídeo dá um exemplo de:
- N– Representação de um organismo de um grupo extinto:
- R- Rocha biogénica sem fósseis identificáveis:
- S- Somatofóssil (parte do corpo do organismo fossilizada):
- I– Icnofóssil (vestígios da atividade orgânica):
3.- Que exemplo é apresentado no vídeo que valida a seguinte afirmação: “Os fósseis são de informação biológica.”
3.1.- Usando o conteúdo informativo do vídeo dá outro exemplo.
2.1.- Indica os três critérios usados para a identificação de um fóssil.
4.- Transcreve a definição de fóssil que é apresentado no vídeo.
4.1.- Explica em que contexto pode a palavra fóssil ser usada como adjectivo e foge ao conceito enunciado.
DURAÇÃO DO 2.º VÍDEO: 14 minutos
Questões orientadoras:
1.- Indica os 3 critérios a ter em conta na definição de um fóssil.
2.- Esclarece algumas dificuldades que se podem colocar relativamente a:
a) algumas rochas de natureza biogénica.
b) a corpos ou artefactos humanos.