Atividade que permite uma abordagem partilhada entre Bio- CN/Geo e CFQ
PERGUNTAS ORIENTADORAS:
1.- Indica seres vivos marinhos que produzem esqueleto.
2.- Refere as duas substâncias químicas que estando dissolvidas na água do mar são usadas pelos seres vivos marinhos para produzirem o seu esqueleto.
2.1.- Indica as fórmulas químicas das duas substâncias referidas em 2.
2.2.- Indica qual é a natureza química dos esqueletos dos seres vivos referidos em 1 e que resulta da combinação das substâncias/ iões que referiste em 2.1.
3.- Explica por que não se dissolvem esses esqueletos com facilidade.
4.- Explica por que não se encontram seres vivos com o tipo de esqueleto atrás referido a maiores profundidades.
5.- Indica a designação pela qual é conhecido o limite inferior da zona onde se formam os esqueletos de composição acima referidos.
5.1.- Relaciona a profundidade a que se encontra o limite inferior da zona onde se formam esses esqueletos e a concentração de iões usados na sua edificação.
5.2.- Esclarece como a dissolução dos esqueletos influencia a profundidade a que outras se poderão vir a formar .
6.- Esclarece de que forma a atmosfera regula a composição química dos oceanos.
6.1.- Qual é a implicação, na concentração do ião carbonato, quando aumenta a concentração de dióxido de carbono dissolvido?
6.1.1.- Qual é a implicação, na edificação de esqueletos carbonatados, do aumento da concentração de dióxido de carbono dissolvido?
6.2.- Escreve a reação química que relaciona o dióxido de carbono e o ião carbonato e a água.