Recursos metálicos marinhos em Portugal
https://marmadeira.madeira.gov.pt/recursos-minerais-metalicos/
Matérias críticas – o que são e quais são (neste momento)?
“Matérias-Primas Críticas de acordo com a Comunicação da Comissão Europeia COM(2020) 474 – Critical Raw Materials Resilience: Charting a Path towards greater Security and Sustainability:
Antimónio (Sb),
Háfnio (Hf),
Fósforo (P),
Barita (BaSO4 mineral),
Elementos de Terras Raras Pesados (HREE),
Escândio (Sc),
Berílio (Be),
Elementos de Terras Raras Leves (LREE),
Silício-metal (Si),
Bismuto (Bi),
Índio (In),
Tântalo (Ta),
Borato (BOx compostos de BO3 ou BO4),
Magnésio (Mg),
Tungsténio ou Volfrâmio (W),
Cobalto (Co),
Grafite Natural (C),
Vanádio (V),
Carvão de coque (C),
Borracha Natural,
Bauxite (Al & Ga),
Espatoflúor (CaF2),
Nióbio (Nb),
Lítio (Li),
Gálio (Ga),
Metais do Grupo da Platina (MGP),
Titânio (Ti),
Germânio (Ge),
Fosfato natural
e Estrôncio (Sr).”
“
Em Portugal estas 30 matérias-primas críticas estão integradas em produtos têxteis, em calçado, cerâmica, químicos e fertilizantes, automóveis, equipamentos elétricos e eletrónicos e nas tecnologias de produção de eletricidade renovável (entre outras aplicações). Por sua vez, toda a fileira da cortiça está assente numa matéria-prima prestes a ser considerada crítica.
As matérias-primas críticas estão presentes na nossa economia, quer na fase de fabricação de produtos, quer na utilização que fazemos de produtos importados. Além disso, em Portugal extraímos e exploramos atualmente as matérias-primas críticas tungsténio (ou volfrâmio) e lítio, (além da cortiça), e temos reservas de outras.”
Crostas submarinas
Um artigo interessante para explorar.
Um outro artigo interessante
https://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2018/05/17/pedras-vivas-e-com-minerais-valiosos-ainda-despertam-misterios/
Protegido: Como Se Formam As Conchas No Mar? (Proposta de Soluções) junho 25, 2022
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Como se formam as Conchas no Mar?
Atividade que permite uma abordagem partilhada entre Bio- CN/Geo e CFQ
PERGUNTAS ORIENTADORAS:
1.- Indica seres vivos marinhos que produzem esqueleto.
2.- Refere as duas substâncias químicas que estando dissolvidas na água do mar são usadas pelos seres vivos marinhos para produzirem o seu esqueleto.
2.1.- Indica as fórmulas químicas das duas substâncias referidas em 2.
2.2.- Indica qual é a natureza química dos esqueletos dos seres vivos referidos em 1 e que resulta da combinação das substâncias/ iões que referiste em 2.1.
3.- Explica por que não se dissolvem esses esqueletos com facilidade.
4.- Explica por que não se encontram seres vivos com o tipo de esqueleto atrás referido a maiores profundidades.
5.- Indica a designação pela qual é conhecido o limite inferior da zona onde se formam os esqueletos de composição acima referidos.
5.1.- Relaciona a profundidade a que se encontra o limite inferior da zona onde se formam esses esqueletos e a concentração de iões usados na sua edificação.
5.2.- Esclarece como a dissolução dos esqueletos influencia a profundidade a que outras se poderão vir a formar .
6.- Esclarece de que forma a atmosfera regula a composição química dos oceanos.
6.1.- Qual é a implicação, na concentração do ião carbonato, quando aumenta a concentração de dióxido de carbono dissolvido?
6.1.1.- Qual é a implicação, na edificação de esqueletos carbonatados, do aumento da concentração de dióxido de carbono dissolvido?
6.2.- Escreve a reação química que relaciona o dióxido de carbono e o ião carbonato e a água.
Tsunamis novembro 18, 2021
Cartaz afixado, entre os dias 4 e 6 de novembro, na Escola Secundária de Vagos e na Escola E.B. Dr. João Rocha (Pai) para sensibilizar a comunidade escolar para um fenómeno que já varreu o litoral Português algumas vezes! Outras mais… muito antes do território onde vivemos se chamar Portugal! Irá acontecer de novo… (Autoria: Ana Torrão)
